O Hino da Comenda Liberdade e Cidadania

A inédita música “Coração do Herói” foi composta pelo músico e compositor Marcus Viana a pedido de Eugênio Ferraz para os eventos relativos à Comenda da Liberdade e Cidadania, que ocorrerão na Fazenda do Pombal no dia 13 de novembro de 2011.

Tal Comenda foi criada em setembro deste ano, por iniciativa conjunta das prefeituras e câmaras municipais de Ritápolis, São João del-Rei  e Tiradentes, encerrando uma antiga disputa sobre a qual das cidades  pertencia ou pertence a Fazenda do Pombal – local de nascimento do herói Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, Patrono Cívico do Brasil.

A cada ano uma das cidades será a anfitriã de eventos cívicos, culturais e festivos  na “Semana da Liberdade” e esta será encerrada com o agraciamento de personalidades na Fazenda do Pombal.

Nesta primeira edição da Comenda da Liberdade e Cidadania, a anfitriã é São João del-Rei, cidade que se prepara para os grandes eventos, entre eles um Seminário versando o tema Liberdade e Cidadania, de 10 a 12 de novembro, em parceria da Chancelaria da Comenda com o Instituto Histórico e Geográfico de São João del-Rei e a OAB.MG. Haverá, ainda, além de outros eventos, um grande show musical, em comemoração ao “Dia da Liberdade”, com apresentação da Orquestra Sinfônica de MG acompanhada de vários artistas, inclusive locais, e do músico Marcus Viana que, junto a outras diversas composições exaltando Minas Gerais, apresentará, em grande estilo, sua mais nova criação: “Coração do Herói”, um hino à memória de Tiradentes.

Por solicitação do artista, textos criados pela escritora Ivanise Junqueira e pelo Chanceler da Comenda, Eugênio Ferraz, foram repassados a Marcus Viana, no início de outubro e, a partir de tais subsídios, ele elaborou a canção que se tornou o “Hino” oficial da Comenda da Liberdade e Cidadania.

 

ouça abaixo da CANÇÃO DO HERÓI

CANÇÃO DO HERÓI 
Letra: Marcus Viana

Pelas montanhas de Minas
entre essas serras guardado 
brilha o berço do herói 
na Fazenda do Pombal
seus 4 nomes imortais
Joaquim José da Silva Xavier

Um coração de Alferes
pelos caminhos de Minas
semeando o sonho bom
de um país que quer nascer
seu nome vamos celebrar
Joaquim José da Silva Xavier

O preço da liberdade
foi sua vida tão jovem
tanto exílio e maldição
a sufocar um ideal
um herói é feito de honra
bravura e glória
e não se acovarda jamais
seu corpo feito em pedaços
relíquias jogadas pelas Estradas Reais
sementes soltas no vento
fecundaram o sonho de um novo Brasil

Muito além dessas montanhas
brilha qual chama sagrada
iluminando gerações
que nunca mais vão se perder
filhos da cidadania,
vela por nós liberdade

Se mil vidas eu tivesse 
essas mil vidas daria
Libertas Quae Sera Tamen 
liberdade ainda que tardia